Piapara

17/03/2013 18:36

 

Peixe de escamas, a Piapara(Leporinus obtusidens) é um dos maiores tipos de Piau, perdendo em porte somente para o gigante Piauçu. O corpo tem formato fusiforme e seção arredondada. A boca é terminal e os dentes são do tipo incisivos, que servem para cortar e arrancar pequenos pedaçõs dos alimentos. O dorso apresenta coloração marrom-claro, às vezes acobreada. Os flancos são prateados e com tons levemente azulados, além de ter três manchas arredondadas enegrecidas. As nadadeiras peitorais, ventrais e anal são amareladas, enquanto a caudal, a dorsal e a adposa são transparentes. Pode atingir mais de 70 cm de comprimento total e pesar cerca de 6kg.

Esta espécie pertence à família Anostomidae, que possui uma grande diversidade de gêneros e espécies com representantes em todas as bacias hidrográficas brasileiras, conhecidos como aracus (bacia amazônica), piaus (bacia Araguaia-Tocantins, Paraná e São Francisco), piavuçu, piava etc. A diferença de L. elongatus da bacia do São Francisco, que também é chamada de Piapara, é a posição da boca, que é subinferior.

piapara_pesc.jpg

Tem hábito alimentar onívoro e consome frutos, raízes, sementes, algas, caramujos e insetos. Realiza migração reprodutiva.

A espécie Leporinus obtusidens ocorre na Bacia do Prata, já a Leporinus elongatus, na bacia do São Francisco, onde podem ser encontrados nos rios, em poços profundos, na boca de lagoas e corixos. Gosta de regiões marginais, sob a vegetação ciliar, em áreas em meio a troncos e galhadas. Reúnem-se em cardumes e habita a calha dos rios.

piaparau8901471044.jpg

Leporinus obtusidens

O equipamento a ser utilizado varia de acordo com o tipo de pescaria. Vara de bambu e telescópica, nas pescarias de barranco, e vara de ação média e carretilha para a pesca embarcada. As linhas mais utilizadas são de 12 a 14 libras, preparadas com chumbadinha leve e solta na linha, e anzol pequeno.

A espécie é capturada exclusivamente com iscas naturais  como, por exemplo, milho verde ou azedo, bolinhas de massa, caramujo etc.

pesqueiroagro.jpg

Dicas de pesca: Para se ter sucesso na pesca da piapara, é necessário alguma experiência. O peixe costuma pegar a isca com suavidade e acomodá-la na boca antes de correr. Se o pescador ficar afobado vai perdê-lo. São peixes ariscos e o uso de uma boa ceva é quase obrigatório.Comumente são usadas cevas de milho ou soja azedas, além de uma pasta preparada à base de sangue e farelo de arroz. Na pesca embarcada, o uso de um canhão é muito útil para manter os peixes nas proximidades.

piapara56237.jpg

melhor época para se capturar essa espécie é no período mais seco do ano e nos meses de cheia e vazante.