Pesca esportiva de tucunaré

01/03/2013 13:48

 

Este peixe está presente nos rios da América do sul e principalmente no Brasil. O Tucunaré é um peixe de médio porte, tem de 50 a 60 cm e chega a pesar em media de 3 a 10 quilos. Os pescadores contam que existem aproximadamente 14 espécies de tucunaré. Em busca desses peixes, o que mais atrai os pescadores é a adrenalina de quando conseguem fisgar um. O Tucunaré pode ser encontrado em meia água e em regiões com vegetação submersa, porém muito abaixo das superfícies. 

Para a pesca é preciso se equipar com vara de 8 a 10 de ação media, sendo pesada para que não tenha problemas na hora do arremesso com iscas de tamanhos maiores. O tipo de linha que deve ser usado é de 20lb a 26lb. Se está indo pescar em lugares que tenha represas ou lagos artificiais, deverá utilizar uma vara 6 de rápido médio ação e uma linha de 15 a 20lb. Essas linhas podem capturar tucunarés de até 5 quilos. 

O Tucunaré ataca qualquer tipo de isca, sendo ela artificial ou não. Para os pescadores que praticam a pesca esportiva, as iscas de superfície são muito boas, pois proporcionam uma certa emoção pela pancada que o peixe causa na água após ser fisgado.
  •  As iscas artificiais muitas das vezes não são recomendadas para a pesca de tucunaré, o ideal seria usar as iscas desuperfície como as zaras, hélice, stick e outros. As iscas soft também é uma boa escolha e pode sim ser utilizada. Os tucunarés não resistem ao lambari em meio à água, então procure fazer uma isca desse peixe. Na hora da pesca é preciso ter calma, por que às vezes, esses peixes não atacam de primeira. Então insista nos arremessos.  É preciso saber que os tucunarés são muito bons de briga, por isso que esse peixe é o mais procurado pelos pescadores. Além de dar satisfação em capturá-los, é sempre bom confrontá-lo. Na hora de capturar esse animal, é sempre bom deixar a fricção solta, para que o Tucunaré possa se acalmar, muito antes de começar a chacoalhar a linha. 
  •  Já na pesca de superfície a fisgada pode se tornar muito forte, principalmente se você estiver usando a pesca com mosca. Em hipótese alguma a vara pode ser perdida de vista. Entenda que a isca soft é um pouco mais leve por estar submersa, por isso uma fisgada do peixe se torna muito forte. Mas não se preocupe, pois mesmo assim ainda será uma excelente puxada.
  •  Trabalhe bem o tucunaré e tenha muita paciência, pois esse peixe fará de tudo para escapar. Quando ele percebe que foi capturado, ele brigará com todas as suas forças para sair. Por isso que o tucunaré é a paixão de muitos pescadores.