Peixe esportivo BLACK BASS

02/03/2013 21:25

Voraz, agressivo e combatente são as características que colocam o black bass (Micropterus salmoides) entre os peixes mais apreciados da pesca esportiva em água doce. Além da resistência na fisgada, a espécie também chama a atenção dos pescadores pelos saltos que dá na superfície da água. A carne saborosa é outra qualidade do black bass notada por quem o experimenta em diferentes receitas culinárias. 

Salmonídeo exótico, o black bass é originário de lagos e pequenos rios da região sudeste dos Estados Unidos e está presente em diversos países do mundo. Aqui, vive a variedade largemouth bass, nome que foi dado ao peixe por conta do tamanho grande de sua boca. 

Apesar de não ter dentes, possui uma espécie de lixa na boca que permite agarrar as presas com força. A baixa variação genética encontrada nos exemplares brasileiros raramente permite que eles engordem mais de três quilos, bem abaixo dos dez quilos que chegam a ser registrados entre a diversidade de variedades e híbridos de “bass” existente em rios e lagos americanos. 

Apesar de o mercado brasileiro de black bass movimentar pouco em comparação ao americano, a indústria da pesca esportiva do estado de São Paulo vem crescendo e tem gerado R$ 500 milhões. De outro lado, a quantidade e otamanho médio do peixe vêm diminuindo em lagos e represas, estimulando a produção da espécie em cativeiro. 

O potencial do comércio do black bass tem sido explorado por hotéis-fazenda, com a criação de ambientes aquáticos particulares para atrair pescadores. Esses estabelecimentos também vendem iscas e equipamentos, sem que o interessado tenha a obrigação de se hospedar no local. 

Vendedores de black bass aproveitam a demanda para obter lucros, mas sabem que precisam se dedicar à criação para manter a oferta. As técnicas de produção do peixe podem ser dominadas, mas os fatores climáticos e a adequação alimentar são pontos críticos no manejo da espécie. 

Embora rústico, o black bass é um peixe de escamas de água doce que se desenvolve bem em regiões de clima ameno, com temperatura entre 15 oC e 26 oC. Para a reprodução, no entanto, prefere ambiente mais frio, oscilando entre 18 oC e 20 oC. 

Carnívoro, o black bass exige um período de adaptação para se acostumar a comer rações industrializadas.Ainda é importante lembrar que a criação do black bass em cativeiro é possível somente mediante uma licença, de acordo com a Portaria nº 145/98. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão responsável pela autorização da atividade.