molinete ou carretilha?

24/01/2013 08:33

 

Esta é uma pergunta que todo pescador iniciante faz. É bom registrar que estes equipamentos tem a mesma função, isto é, recolher a linha da vara. Entretanto, algumas diferenças devem ser consideradas:
 

a) o molinete possui carretel fixo e a linha é recolhida através de uma alça. Na carretilha o carretel gira recolhendo a linha. 

b) a maioria dos molintes modernos possuem a opção de alternar a manivela de recolhimento de linha para a mão direita ou esquerda. Na carretilha o usuário precisa definir na hora da compra. 

c) o molinete não necessita de ajuste de arremesso. A carretilha precisa estar bem calibrada para o tipo de equipamento a ser utilizado, evitando as famosas "cabeleiras". 

d) o molinete é mais fácil de manipular quando o pescador é iniciante. 

A carretilha precisa de um tempo maior de adequação ao equipamento. Assim, Seguindo a experiência de vários pescadores indicamos o molinete para a pesca de praia, costão e aquelas pescarias que serão utilizados empates com múltiplos anzóis e as carretilhas para pesca de corrico e pesca com iscas artificiais. Entretanto, esta sugestão não é definidora de capacidade do equipamento,ficando a cargo do pescador a melhor utilização.