Freios Carretilha

02/02/2013 11:55

 

O freio ”magnético” é um controle adicional composto por imãs que agem sobre o carretel, ajudando a freá-lo de maneira homogênea. Quanto “maior” o nº do freio magnético “menor” é a rotação do carretel no arremesso. Quando o vento está muito forte, é prudente você utilizar o freio magnético para controlar melhor o arremesso.

 

 

 

o freio “centrifugo” como controle adicional anti-cabeleira. O freio centrifugo e em conjunto com diversas ‘buchas’ (4 ou 6) que são colocadas de forma uniforme empinos que ficam em torno da base do carretel. Essas buchas são deslocadas para a borda do carretel e quando é feito o arremesso ajudam a evitar a disparada do carretel.

Esse freio pode ficar “fechado” (inativo), “semi-aberto” (parcialmente ativo) ou “aberto” (ativo) e

deve ser regulado sempre balanceado para que o freio atue de maneira linear. Quanto maior o

número de buchas abertas, maior é a frenagem e mais força exige no arremesso, auxiliando

muito em evitar as indesejáveis cabeleiras.

 

Existe no mercado um modelo de carretilha “anti-cabeleira”, que possui um controle de saída de linha no topo da sua carcaça, por onde a linha deve ser passada. Esse mecanismo dispara um freio toda vez que a linha perde a pressão.

 

Alem de tudo isso, sentir a linha no momento da saída do carretel também é muito importante. Se você está começando, lembre-se de “sempre deixar” o dedo polegar posicionado suavemente sobre o carretel e sentir a linha passando e em caso de disparada, segure o carretel para abortar

o arremesso.

 

Depois de tudo isso, só o treinamento vai fazer você ficar fera, aproveite bem os recursos da sua carretilha, pratique o “pesque e solte” garantindo o futuro da pesca.