como pescar com carretilha

20/03/2013 12:23

 

Como regular sua carretilha

No momento de regular sua carretilha, é necessário ter uma atenção especial, de modo a evitar aquelas indesejáveis cabeleiras. Para isto, seguem alguns recursos da sua carretilha:

Logo abaixo da manivela da carretilha, há um botão de regulagem de peso de isca. Este botão regula a tensão sobre o carretel, deixando-o mais preso ou solto. Mas, para que não haja cabeleiras, devemos regular o botão da seguinte forma:

• Depois de montada sua vara, já com a isca, gire este botão de maneira que o feche totalmente. Após fechado, aperte o botão que destrava a carretilha para o arremesso. Você notará que a isca não irá descer, precisando que você, aos poucos, abra o botão de regulagem e dê pequenos toques de ponta de vara. Com isto, a isca irá descer bem lentamente.

 

Modo de segurar a vara
Se a carretilha estiver voltada para cima, fica difícil dar o balanço ideal à vara. Por isto, é necessário virá-la de lado, deixando as costas das mãos viradas para cima. Se você estiver usando uma carretilha para destros, a manivela vai ficar voltada para cima. O movimento rápido do pulso é o ponto mais importante para se fazer um arremesso direto à frente. Desde o começo até o final do arremesso, o pulso não pode virar para os lados. Para os principiantes, este é o ponto mais fácil de errar.

Cuidado ao seu redor
Assegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua vara antes de arremessar. Seus companheiros de pescaria devem ter o mesmo cuidado, intercalando-se a uma distância segura. Fisgar um companheiro ao invés de um peixe é bastante desagradável. Antes de arremessar, tenha certeza de que todos estão seguros.

Então, vamos arremessar!
• Acione o botão, liberando a engrenagem da carretilha e segure o carretel com o polegar. Mire no lugar onde você quer lançar a isca e segure a vara com as costas das mãos voltadas para cima. A altura da isca deve ser de 5 cm a 10 cm, o que torna o arremesso mais fácil. Assegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua vara, nem atrás de você.

• Faça um rápido movimento com o pulso e o cotovelo, lance a vara direto para cima e depois direto para baixo. Sinta como a vara se curva em direção ao alvo, sem esforço. Para obter um bom alcance, este lançamento para cima deve ter um certo vigor, mas sem excesso.

• Quando a vara está atrás, é o momento em que se acumula mais força. Segurando a vara bem acima, o peso da isca faz a vara se curvar. Então, quando a vara é puxada para baixo, solta-se o carretel que estava preso pelo polegar. O carretel está livre.

– Vamos chegando ao fim, sem fraquejar. Enquanto a isca vai entrando no seu campo visual, a linha vai correndo no carretel. Então, o ideal é você dar um leve toque no carretel, com o dedão, para frear a linha. No instante em que a isca atingir a água, faça com que o carretel pare completamente de girar, imobilizando-o com o dedo.